Webdoc: La Ciudad de Los Otros
Criada no contexto da celebração dos 159 anos da abolição da escravidão na Colômbia, a obra do coreógrafo Rafael Palacios faz referência à falta de equidade social, especialmente no que diz respeito à população negra.
Webdoc: El Ritmo
Webdoc apresenta espetáculo que conta com o ritmo como tema nas relações e dinâmicas de trabalho nos dias atuais, e também em sua dimensão técnica, como elemento determinante da cena, cuja distorção pode conferir diferentes sentidos aos movimentos mais cotidianos.
Webdoc: Preto
Preto é um espetáculo que propõe atravessamentos diversos a partir do pensamento sobre o preto e o racismo na sociedade. Assista ao webdoc com a Cia.
Webdoc: Odisseia
Os oito cantos que dividem a dramaturgia de Odisseia produzem uma aproximação entre os relatos de vida dos integrantes da Cia. Hiato e passagens do clássico de Homero.
Webdoc: Cine Splendid
A coprodução Brasil-Paraguai apresenta a história que tem como pano de fundo a ditadura paraguaia.
Webdoc: Del Manantial del Corazón
Assista ao Web Documentário com a atriz, dramaturga e diretora mexicana Conchi León.
Webdoc: Labio de Liebre
Assista ao web documentário do grupo colombiano Teatro Petra, gravado durante a quinta edição do Festival Mirada.
Webdoc: Caliban
Os gaúchos da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz encenaram Caliban, clássico de William Shakespeare adaptado por Augusto Boal, no Mirada 2018. Assista ao Web Documentário gravado com o grupo.
Autoficções em cena
O que é verdade e o que é mentira? Os jovens do Querô registram as discussões sobre os limites entre realidade e e ficção
Artistas daqui
Em ‘Manufatura de Monólogos’, os artistas da baixada Santista foram estimulados a tirarem seus projetos do papel. Confira o resultado nesse vídeo produzido pelos jovens do Querô
Manufatura de monólogos: um lugar de risco
Ouvimos dos atores e diretores da formativa Manufatura de Monólogos sobre os desafios de criar um espetáculo itinerante e lidar com o inesperado que pode vir do público
Casulo Querô, por eles mesmos
Profissionais do Instituto Querô e da Querô Filmes fizeram uma imersão nas atividades formativas do Mirada e apresentaram tudo que rolou
Um lugar de encontros
Um resumo de tudo que rolou dentro das atividades formativas do Mirada 2018, pelas lentes dos jovens do Instituto Querô.
O pulsar do novo tempo
Parte de um projeto que reúne diversos espetáculos, El Ritmo (Prueba 5) não quer tratar de nenhum tema, mas levar o espectador a experimentar novas formas de percepção
ESPECTADOR COMO VOYEUR
A colombiana La Maldita Vanidad apresenta dois espetáculos que quebram em certo momento o pacto de ilusão com o espectador
CONFINADOS EM SI MESMOS
Grupo colombiano La Maldita Vanidad leva à cena personagens limítrofes no díptico Dramas neo-costumbristas de carácter fatal, apresentado pela primeira vez em sua versão completa no Mirada
Projeto provas
Jovens do Instituto Querô registram os processos criativos e de pesquisa desenvolvidos pelo diretor argentino Matias Feleman
Lixo Menos é mais
Vídeo dos jovens do Querô mostra as ações de sustentabilidade do festival que contribuem para a redução da geração de resíduos
Chulos: O corpo em festa
A magia do corpo que pode dançar, cantar, tocar e superar os seus limites, pelas lentes dos jovens do Instituto Querô.
Curadoria: Relatos de Resistência e Invenção
Em entrevistas, o Querô retrata a importância e o papel do curador em festivais como o Mirada
ENSAIOS SOBRE O ATO DE OLHAR
Uruguaio Sérgio Blanco explora o campo da autoficção para discutir os limites éticos e morais da arte
“NÓS” COMO COMUNIDADE EFÊMERA
Cia mineira Quatroloscinco propõe uma relação horizontal entre atores e espectadores criando um ambiente de afeto e estranhamento
Panorama do Mirada 2018
O crítico de teatro Welington Andrade fala suas impressões sobre o festival deste ano
Desconstruindo tabus pela arte
Espetáculo colombiano mergulha na mente de um homem antes do suicídio, trazendo à tona um tema sobre o qual as pessoas relutam em falar
Mirada 2018: 9 imagens e reflexões para guardar na memória
O Mirada2018 chegou ao fim, mas deixou encantamentos e inquietações que vão seguir nos acompanhando
Maquiagem borrada
Co-produção Brasil-Paraguai revela como ditadores enganam a população para se manter no poder
Títeres da miséria
Em 'Souvenir Asiático', o grupo colombiano Los Animistas utiliza a técnica de bonecos para tratar do drama das correntes migratórias hoje
A coreografia frenética do cotidiano
Com ironia e situações absurdas, espetáculo argentino chama atenção para os ritmos que determinam nossas posturas no mundo
Encontro marcado
Antunes Filho utiliza elementos-chave de sua estética como encenador para montar 'Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse'
O homem que aprendeu a amar
Do alcoolismo à descoberta do amor, um espectador assíduo do Mirada conta como o teatro transformou sua vida
Até quando esperar?
'Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse' traz crítica à nossa teimosia em manter o mesmo objetivo, ao estado de inércia, à aceitação do luto em detrimento da luta
Mambembes ao vento
"Teatro é algo que não se assiste, se testemunha. Cada apresentação é uma experiência única", disse Gilsérgio Botelho, do Circo de Soleinildo, após ventania que fez o cenário voar em Peruíbe
Muitas odisseias escritas no palco
Cia. Hiato mistura aventura épica com as histórias particulares dos atores a partir de uma perspectiva feminista
Quando As Palavras Não Dão Conta É Preciso Coexistir
Cia. Brasileira deixa de lado um discurso feito de palavras para pensar novas formas de existências através do afeto
A Desconstrução da Odisseia
Cia. Hiato revisita poema épico de Homero sob o ponto de vista de suas personagens femininas e com a participação do público
A bolha selvagem
A noção de comunidade é colocada em xeque em 'Nimby - Nosotros Somos los Buenos', coprodução de artistas chilenos e alemães que parte de conflito real de vizinhança e resulta perturbadora
A Tradição do Ritual e as Circunstâncias do Real
Lançando mão de uma potente simplicidade, obra da mexicana Conchi León traz narrativas rituais sobre maternidade, vida e morte
Provocações para a construção do imaginário
Neste bate-papo, registrado pela oficina do Querô, os artistas contam como utilizam o corpo para criar provocações e abrir novas portas no imaginário do público
Museu Vivo de Memórias
Em entrevista aos jovens do Instituto Querô, a diretora Joana Craveiro mostra que é possível criar espetáculos a partir de memórias e de fatos históricos
Quando palavras não bastam
Maria Eugênia de Menezes fala sobre a montagem uruguaia 'Lítost, La Frustración', que mescla dramaturgia e dança
Poéticas da Oralidade
Um retrato dos jovens do Instituto Querô sobre como modificar os lugares pré-estabelecidos, ocupar espaços e valorizar as formas de expressão das diferentes culturas
A melodia perturbadora de Ñaña
Espetáculo peruano usa montagem simples e linguagem direta para denunciar a cultura do estupro
Polifonia Singular
Se as plantas falassem, o que diriam? Que vozes teriam? Os jovens do Instituto Querô foram ouvir as vozes criadas pela atriz chilena Marcela Salinas
Ponto de partida e El Galpón
O olhar do Querô para o encontro entre o grupo brasileiro Ponto de Partida e os integrantes do uruguaio El Galpón, o grupo mais antigo da América Latina
Caleidoscópio Das Tragédias Cotidianas
A crítica Julia Guimarães fala sobre o espetáculo 'A Vida', da companhia AntiKatártiKa Teatral
Anatomia da Violência
Violência, opressão e medo. É possível retratá-los de forma plástica e artística? Os jovens do Instituto Querô retratam o tema neste vídeo
Entender Caliban para seguir na utopia
amilton de azevedo fala sobre o espetáculo 'Caliban – A Tempestade de Augusto Boal' e os 40 anos da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Limites do afeto
No espetáculo peruano 'Ñaña', a diretora e dramaturga Claudia Tangoa assume a parcialidade de seu ponto de vista para narrar a história verídica de uma criança vítima da violência
Clareiras
Grupo XIX de Teatro critica a intolerância por meio da força simbólica na encenação itinerante do infantil 'Hoje o Escuro Vai Atrasar Para Que Possamos Conversar'. Está mantida a capacidade de interagir dramaturgicamente com a memória de cada espaço
Vazios e pertencimentos
Primeiro trabalho nicaraguense a participar do Mirada, La Ciudad Vacía busca tensionar questões íntimas a seus contextos históricos
A dança de corpos negros no enfrentamento da violência das cidades
Espetáculo colombiano 'La Ciudad de los Otros' traz para o centro do palco a histórica exclusão social de caráter racial
Grandes Sertões: Do Cangaço às Redes Sociais
A graça da vida é que ninguém é feito coisa-pronta. Nem o teatro. Leia as percepções de quem assistiu à peça 'Grande Sertões: Veredas' pela segunda vez
A festa de despedida de uma revolução que nunca aconteceu
Espetáculo do grupo colombiano Mapa Teatro explora contradições do fim do conflito armado no país
Sobre corpos vestidos de saber e silêncios que significam
Atividade formativa discute a oralitura, poética que se manifesta por meio do corpo e da voz, presente na peça 'Preto'
"Levei anos para conseguir contar essas histórias"
Amélia Porteiro, do grupo teatral uruguaio El Galpón, é representada em uma das muitas histórias emocionantes contadas na peça 'Vou Voltar', do Ponto de Partida
Mapa Teatro e o seu festivo funeral
Com La Despedida, a mais destacada companhia teatral da Colômbia encerra ciclo de peças que discutem a história do narcotráfico no país
Sons, vozes e (des)pertencimentos
O que nosso sotaque diz a respeito de nós mesmos
Precisamos conversar com nossas crianças
Grupo XIX de Teatro estreia sua primeira peça infantil e trata sobre a intolerância e o bullying. Afinal, de onde isso vem?
Gente de bem
Como lidamos com nossas hipocrisias de estimação
Em nome do pai, do filho e, sobretudo, do teatro
O grupo boliviano Chakana Teatro elege como fonte a vida do seu diretor e ator Ariel Muñoz para falar do fantasma paterno e busca de identidade. 'Chancho' transcende a figura do eu e ousa no modo de narrar
A Poética do Corpo Negro
Os jovens do Instituto Querô retratam o encontro entre os dançarinos da Corporação Cultural Afro-colombiana Sankofa e os brasileiros da Cia. Sansacroma
Utopia delirante ou a mera rotina nossa de cada dia?
Pessoas que estavam à toa na vida saíram de casa para ver o espetáculo Automákina passar. Veja só o que deu
Uma viagem, para resistentes, pela (re)construção da memória em Portugal
Atriz, dramaturga e encenadora Joana Craveiro reúne acervo formado principalmente a partir de experiências e relatos pessoais sobre passado de Ditadura e revolução em Portugal
Um grito de alerta para que não sejamos parvos
Espetáculo mais longo do Mirada 2018 revela horrores da ditadura de Salazar e critica a sociedade portuguesa por tentar apagar essas memórias
A canção do exílio e a hora do Brasil
Grupo Ponto de Partida (MG) saúda os uruguaios do Teatro El Galpón com afirmação humanista que dosa objetividade histórica e subjetividade dos afetos e do gesto solidário. Vou Voltar prima pela musicalidade e oscila nos diálogos dramáticos
Um olhar sobre as atividades formativas
Vozes, urgências e memórias são os pilares das atividades formativas desta edição do festival, registradas pelos jovens do Instituto Querô
Em busca do próprio rosto
Em estreia nacional, Corpos Opacos ainda não formula plenamente como linguagem a solidez da pesquisa em torno da clausura das freiras e seu contraste com a força do feminismo na atualidade
Utopía y Distopías
Vídeo do laboratório audiovisual Casulo apresenta a instalação do Mapa Teatro, que ocupa a convivência do Sesc Santos
Quando monólogos falam até sem palavras
As impressões de quem viu as primeiras apresentações do projeto teatral Manufatura de Monólogos, com artistas e dramaturgos da Baixada Santista
De câmera em punho, jovens do Instituto Querô registram atividades formativas do Mirada
Munidos de câmeras, microfones, olhares curiosos e perguntas interessadas, eles oferecem ao público do festival um material rico e instigante
O poder de uma só palavra
Atividade formativa do Mirada discute o colonialismo, tema presente em três espetáculos do festival
A materialidade documental dos invisíveis
Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas conduz o público por vasto acervo da história portuguesa
A Delicadeza de Renascimentos
Em 'Funeral para a ideia de um homem', grupo de jovens artistas realiza, em cena, elaboração da própria finitude com o apoio de técnicas de dança e
circo
Muito barulho por alguma empatia
Os lugares de fala trazem o Peru ao Mirada 2018 com um clássico de Shakespeare
Entenda o contexto político da Nicarágua, país que estreia no Mirada
Atmosfera polarizada é o pano de fundo dos conflitos violentos, explica jornalista Jon Lee Anderson
Casa da Consciência (ou da colheita de semear mortos)
Ao construir uma lógica própria e fantástica acerca da relação entre vítima e algoz, espetáculo colombiano 'Labio de Liebre' dialoga com a realidade histórica latino-americana
O presente assombrado pelo passado, e vice-versa
A dramaturgia de Labio de Liebre, do grupo colombiano Teatro Petra, é permeada de imagens comuns a relatórios de comissões da verdade. A estrutura metafísica alude a formas brutais de violência sob um senso perpétuo de irrealidade que engendra estranhamento em todos os planos
Performance escancara barreiras na relação entre corpos
Com visual impactante, 'Topologías Para Cuerpos Infinitamente Inconquistables' apresenta a força e a fragilidade no encontro com o outro
Bem-vindos à floresta que parece de verdade
A instalação Topografías: Utopías y Distopías, na área de convivência do Sesc Santos, propõe um passeio por uma selva 'made in China'
As utopias e distopias colombianas, com ironia e cenários inusitados
A violência é um tema recorrente nos espetáculos do país homenageado do Mirada 2018
Nove coisas imperdíveis no Mirada 2018
Pra você que está em Santos, no litoral sul paulista ou planeja passar uns dias na Baixada, um recado importante: a quinta edição do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas desembarca com 41 espetáculos pelos próximos 10 dias
Navegue com a gente no Ponto Digital!
Somos 18 editores de texto, imagens e vídeos. Nos acompanham críticos de todo o Brasil. Vamos registrar os olhares particulares sobre os espetáculos e tudo aquilo que acontece nas coxias, nas mesas de som, de luz e de alimentação, nos encontros e desencontros entre público e artistas
Uma história de resistência e amor pela arte
A ligação de Santos com as artes cênicas remonta aos tempos de Dom Pedro I. O registro mais antigo é de 1830, quando foram feitas as primeiras apresentações numa edificação precária no centro da cidade, iluminada por velas e candeias de azeite. Escravos transportavam as cadeiras até o local. Verdades inconvenientes da nossa história