![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/34a077cd793913feb7177c2cfb15149bd20164d64213102cbfbdefdeebeb9754-laciudad.jpg)
Webdoc: La Ciudad de Los Otros
Criada no contexto da celebração dos 159 anos da abolição da escravidão na Colômbia, a obra do coreógrafo Rafael Palacios faz referência à falta de equidade social, especialmente no que diz respeito à população negra.
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/e2bb1e8c3c67e37e9cecad863477906afebd39951f6a2531421b979092730485-elritmo.jpg)
Webdoc: El Ritmo
Webdoc apresenta espetáculo que conta com o ritmo como tema nas relações e dinâmicas de trabalho nos dias atuais, e também em sua dimensão técnica, como elemento determinante da cena, cuja distorção pode conferir diferentes sentidos aos movimentos mais cotidianos.
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/94cf20a7f2dc814ce48f45ded39b41c3d1c329094a54395b5a50d1a6661c2306-preto.jpg)
Webdoc: Preto
Preto é um espetáculo que propõe atravessamentos diversos a partir do pensamento sobre o preto e o racismo na sociedade. Assista ao webdoc com a Cia.
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/a0ac49526a486e499c21d9807d1d903aac113f7b261c2ca0e5563436e0c273a0-odisseia.jpg)
Webdoc: Odisseia
Os oito cantos que dividem a dramaturgia de Odisseia produzem uma aproximação entre os relatos de vida dos integrantes da Cia. Hiato e passagens do clássico de Homero.
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/dc224ee345418653f2678434ccc64f99eb1a12ebd5539a1b1fcb3072f5dd6e7c-cinesplendid.jpg)
Webdoc: Cine Splendid
A coprodução Brasil-Paraguai apresenta a história que tem como pano de fundo a ditadura paraguaia.
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/6f1167c6763160481412090e374ae86a6a316b0978fbb396a1743f49f971e173-sgq-oev-ma.jpg)
Webdoc: Del Manantial del Corazón
Assista ao Web Documentário com a atriz, dramaturga e diretora mexicana Conchi León.
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/c2a32466f0a7c1ed66bf140c79549a19e3d650eda060f5775249e2ac0b7c628d-qnrc-rzg-a.jpg)
Webdoc: Labio de Liebre
Assista ao web documentário do grupo colombiano Teatro Petra, gravado durante a quinta edição do Festival Mirada.
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/8a25e112c3cb738f1344eafe2275bd6ff705a95f191e75c7182b5a6b2ab745e7-l-x-ch-rag.jpg)
Webdoc: Caliban
Os gaúchos da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz encenaram Caliban, clássico de William Shakespeare adaptado por Augusto Boal, no Mirada 2018. Assista ao Web Documentário gravado com o grupo.
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/4bcb87c9349196b2a211d77ea3ec3a3dabe2796b4954e1a0b0825bced4ca5184-captura-de-tela-2018-09-20-as-17-31-24.png)
Autoficções em cena
O que é verdade e o que é mentira? Os jovens do Querô registram as discussões sobre os limites entre realidade e e ficção
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/ca3be46019ea3275507328ce8708b30f07b1a443191597bee1566d5523f77c55-captura-de-tela-2018-09-20-as-17-22-58.png)
Artistas daqui
Em ‘Manufatura de Monólogos’, os artistas da baixada Santista foram estimulados a tirarem seus projetos do papel. Confira o resultado nesse vídeo produzido pelos jovens do Querô
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/9f3dcb2541c65e8120ddb63bcb4aa87c52ba1ee49f01bc7d16fee37050f050c9-captura-de-tela-2018-09-20-as-21-00-30.png)
Manufatura de monólogos: um lugar de risco
Ouvimos dos atores e diretores da formativa Manufatura de Monólogos sobre os desafios de criar um espetáculo itinerante e lidar com o inesperado que pode vir do público
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/82252448ca8714feec62abe4d0be3053e7c614ae0107c95dab2bbc9730cee77b-captura-de-tela-2018-09-20-as-20-51-42.png)
Casulo Querô, por eles mesmos
Profissionais do Instituto Querô e da Querô Filmes fizeram uma imersão nas atividades formativas do Mirada e apresentaram tudo que rolou
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/f18005d5dd533fe21f10e0b5e372da0541d53c5ba8ffa5c195e2f96a0e0b4c50-captura-de-tela-2018-09-20-as-21-02-37.png)
Um lugar de encontros
Um resumo de tudo que rolou dentro das atividades formativas do Mirada 2018, pelas lentes dos jovens do Instituto Querô.
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/22a8707c07792959cb37aad9ed1d590e1565e24d7b4a329868409bedafbb2105-canva-photo-editor-23.png)
O pulsar do novo tempo
Parte de um projeto que reúne diversos espetáculos, El Ritmo (Prueba 5) não quer tratar de nenhum tema, mas levar o espectador a experimentar novas formas de percepção
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/4bceb47ea5f418a95aaf27f6a3e5aab107731a2fb8fabd192af33c0725f95198-canva-photo-editor-22.png)
ESPECTADOR COMO VOYEUR
A colombiana La Maldita Vanidad apresenta dois espetáculos que quebram em certo momento o pacto de ilusão com o espectador
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/f7b2a55312139e4752597fb0b98c1835cf46190fca2caf39ff5623a9568fe717-canva-photo-editor-21.png)
CONFINADOS EM SI MESMOS
Grupo colombiano La Maldita Vanidad leva à cena personagens limítrofes no díptico Dramas neo-costumbristas de carácter fatal, apresentado pela primeira vez em sua versão completa no Mirada
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/f571c9fa0756b2689d6553df614bad048c0fdd67e979f3adf2e71fb87a03c98b-captura-de-tela-2018-09-19-as-23-52-42.png)
Projeto provas
Jovens do Instituto Querô registram os processos criativos e de pesquisa desenvolvidos pelo diretor argentino Matias Feleman
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/7229af6578ffbd052a900a191726882796f5427eb1342dd9f2c9f163b7ba8ebb-captura-de-tela-2018-09-20-as-00-14-16.png)
Lixo Menos é mais
Vídeo dos jovens do Querô mostra as ações de sustentabilidade do festival que contribuem para a redução da geração de resíduos
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/291641184a1e818975e1cb0192012f18c93bf7d9c0b564526e14460b3929dcd1-captura-de-tela-2018-09-20-as-00-01-23.png)
Chulos: O corpo em festa
A magia do corpo que pode dançar, cantar, tocar e superar os seus limites, pelas lentes dos jovens do Instituto Querô.
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/179cdab12fcd0a3a33d7dac176d57edbe22302b0f07037da0c50d1ab7e2b34d2-captura-de-tela-2018-09-19-as-23-56-42.png)
Curadoria: Relatos de Resistência e Invenção
Em entrevistas, o Querô retrata a importância e o papel do curador em festivais como o Mirada
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/e93b150afb64aa201e3df2c6277faff27d6111636b0492f2561ea47c21a0be5e-canva-photo-editor-19.png)
ENSAIOS SOBRE O ATO DE OLHAR
Uruguaio Sérgio Blanco explora o campo da autoficção para discutir os limites éticos e morais da arte
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/3177813da1fc450db42764eae487a4af54b8888c6ce96cae3410cb4c97332411-canva-photo-editor-20.png)
“NÓS” COMO COMUNIDADE EFÊMERA
Cia mineira Quatroloscinco propõe uma relação horizontal entre atores e espectadores criando um ambiente de afeto e estranhamento
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/f8d62ead7c919a4785b47d5d9eb9d70a2873a118e529a6a75a642f2d25b6d79a-welington.jpg)
Panorama do Mirada 2018
O crítico de teatro Welington Andrade fala suas impressões sobre o festival deste ano
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/120f36c69708509e44b8057d7d849fcb8673743d5536e27408cd4f621968c694-20180913211300-img-7721.jpg)
Desconstruindo tabus pela arte
Espetáculo colombiano mergulha na mente de um homem antes do suicídio, trazendo à tona um tema sobre o qual as pessoas relutam em falar
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/3a1584413903f683100978733f211a724c46bae364ce954d0498a86ee3f74b95-00-top-9.jpg)
Mirada 2018: 9 imagens e reflexões para guardar na memória
O Mirada2018 chegou ao fim, mas deixou encantamentos e inquietações que vão seguir nos acompanhando
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/481388789b2a07673cf7766bf21e84a08ee286bbb58ef6755aae59945e2147bf-mirada-cine-spledid-12-09-2018-renato-coelho-8.jpg)
Maquiagem borrada
Co-produção Brasil-Paraguai revela como ditadores enganam a população para se manter no poder
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/97b5f2127150da303d0fe52df5574c14c6c9b8605b2669f69a65c78cffe6cfdd-col-souvenir-asiatico-los-animistas-credito-juan-diego-johns-2.jpg)
Títeres da miséria
Em 'Souvenir Asiático', o grupo colombiano Los Animistas utiliza a técnica de bonecos para tratar do drama das correntes migratórias hoje
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/3d385b93fb798edae1f986b5f38898c3ba061765a786a2f650366d4f96133d87-2018-09-13-el-ritmo-ft-matheus-jose-maria-20.jpg)
A coreografia frenética do cotidiano
Com ironia e situações absurdas, espetáculo argentino chama atenção para os ritmos que determinam nossas posturas no mundo
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/0ce5278fd0ffa05938db1ab7b253dce293490efa6308c5982b9e41fbde72aae3-estava-em-minha.jpg)
Encontro marcado
Antunes Filho utiliza elementos-chave de sua estética como encenador para montar 'Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse'
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/aaaecc8788c39c6a568e34909221ab32eeed871b863d5ff497a76d9f18579463-o-homem-que-aprendeu-a-amar.jpg)
O homem que aprendeu a amar
Do alcoolismo à descoberta do amor, um espectador assíduo do Mirada conta como o teatro transformou sua vida
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/7f304b9dff61cb06676748cc8094a990de50f9bd13bf72d6b884a1256feb0477-2018-09-14-eu-estava-em-minha-casa-e-esperava-que-a-chuva-chegasse-ft-matheus-jose-maria-8.jpg)
Até quando esperar?
'Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse' traz crítica à nossa teimosia em manter o mesmo objetivo, ao estado de inércia, à aceitação do luto em detrimento da luta
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/edc3fc6fdfa6f08254921f404eef389efbf3cac5bded56da6b8966a4234ee98f-2018-09-12-o-circo-de-soleinildo-ft-matheus-jose-maria-36.jpg)
Mambembes ao vento
"Teatro é algo que não se assiste, se testemunha. Cada apresentação é uma experiência única", disse Gilsérgio Botelho, do Circo de Soleinildo, após ventania que fez o cenário voar em Peruíbe
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/9fb4b35276b38fc1e1daa7c4e39edad7530de099f6d3527cb68ba2d7e223b206-odisseia-bruna-quevedo-20.jpg)
Muitas odisseias escritas no palco
Cia. Hiato mistura aventura épica com as histórias particulares dos atores a partir de uma perspectiva feminista
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/a0008204fa90a7f4aa098cbd7af9ad3c23da07c9649844bf38482b41bd4a56a8-20180911205332-img-9168.jpg)
Quando As Palavras Não Dão Conta É Preciso Coexistir
Cia. Brasileira deixa de lado um discurso feito de palavras para pensar novas formas de existências através do afeto
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/316e5694131b0b1d9f58e2a01917fb6674ff016a2bdfd418c4a818194b29c43f-odisseia-bruna-quevedo-16.jpg)
A Desconstrução da Odisseia
Cia. Hiato revisita poema épico de Homero sob o ponto de vista de suas personagens femininas e com a participação do público
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/461d99415d2a6f333cd37a406cd110af14a32a7bb4fd87514f2ae8f667fba48f-2018-09-07-nimby-ft-matheus-jose-maria-3.jpg)
A bolha selvagem
A noção de comunidade é colocada em xeque em 'Nimby - Nosotros Somos los Buenos', coprodução de artistas chilenos e alemães que parte de conflito real de vizinhança e resulta perturbadora
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/b96d0d16674c1d207155def606984d5ed90b2214cdc235d96f17409b0726b020-mex-del-manantial-del-corazon-credito-ivan-aguilar.jpg)
A Tradição do Ritual e as Circunstâncias do Real
Lançando mão de uma potente simplicidade, obra da mexicana Conchi León traz narrativas rituais sobre maternidade, vida e morte
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/fabb9bc594d82be8a0d8d7e7ba460145cfed9894113565402771a4826c08782c-insurgencia-corpo-ct.jpg)
Provocações para a construção do imaginário
Neste bate-papo, registrado pela oficina do Querô, os artistas contam como utilizam o corpo para criar provocações e abrir novas portas no imaginário do público
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/125668abdcb65d9207f33c39bc7613086bf024a7c0f9933a20672ee1f662c5b4-museu-vivo-corte.jpg)
Museu Vivo de Memórias
Em entrevista aos jovens do Instituto Querô, a diretora Joana Craveiro mostra que é possível criar espetáculos a partir de memórias e de fatos históricos
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/75e02e4513db233f412f7815cc2ebb868a18e1c49ab9709c729bc17524b384f2-litost.jpg)
Quando palavras não bastam
Maria Eugênia de Menezes fala sobre a montagem uruguaia 'Lítost, La Frustración', que mescla dramaturgia e dança
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/b9860437e5ab8acfe533dc7cbfe65d40fbfed0d55aeb8d486a543db35fff60f9-poeticas-oralidade-corte.jpg)
Poéticas da Oralidade
Um retrato dos jovens do Instituto Querô sobre como modificar os lugares pré-estabelecidos, ocupar espaços e valorizar as formas de expressão das diferentes culturas
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/8bff17a5957faf84549452395360580a13ac9d9d9b4e674836a2ee680790a6ce-nana-ft-matheus-jose-maria-9.jpg)
A melodia perturbadora de Ñaña
Espetáculo peruano usa montagem simples e linguagem direta para denunciar a cultura do estupro
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/c8cac1a494ffa76d4696aaf4f873581c38a777fcf9c6be896cb1fabbf8a49230-polifonia-edi.jpg)
Polifonia Singular
Se as plantas falassem, o que diriam? Que vozes teriam? Os jovens do Instituto Querô foram ouvir as vozes criadas pela atriz chilena Marcela Salinas
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/352b9720d7e4ba8c68d7c8d455e5261f96c44ea90c169950ced2ffe7a1d4d2c3-el-galpon.jpg)
Ponto de partida e El Galpón
O olhar do Querô para o encontro entre o grupo brasileiro Ponto de Partida e os integrantes do uruguaio El Galpón, o grupo mais antigo da América Latina
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/335db51c36e220e14d353ddb099b141a82334ab18e2963d39262852e47763352-mirada-a-vida-11-09-2018-renato-coelho-16.jpg)
Caleidoscópio Das Tragédias Cotidianas
A crítica Julia Guimarães fala sobre o espetáculo 'A Vida', da companhia AntiKatártiKa Teatral
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/b9c2fbbc7aecdbdb76ede065c71843a9145bdf44c2db33c6545e20be1aeb6ebd-anatomia-corte.jpg)
Anatomia da Violência
Violência, opressão e medo. É possível retratá-los de forma plástica e artística? Os jovens do Instituto Querô retratam o tema neste vídeo
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/a8a244086cad03fe0e61b7f125225459e5389443c3e5508ec70784e3451d7b43-mirada-caliban-08-09-2018-renato-coelho-20.jpg)
Entender Caliban para seguir na utopia
amilton de azevedo fala sobre o espetáculo 'Caliban – A Tempestade de Augusto Boal' e os 40 anos da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/f9f127cf4e8e0c007d2e98435fff032e8935753dd625b19eb371a814186a69c2-nana-corte.jpg)
Limites do afeto
No espetáculo peruano 'Ñaña', a diretora e dramaturga Claudia Tangoa assume a parcialidade de seu ponto de vista para narrar a história verídica de uma criança vítima da violência
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/4346a8426d9160bef63fd73293827e3866ea862b1cdced75af6cbf95945e62fd-hoje-eu-quero.jpg)
Clareiras
Grupo XIX de Teatro critica a intolerância por meio da força simbólica na encenação itinerante do infantil 'Hoje o Escuro Vai Atrasar Para Que Possamos Conversar'. Está mantida a capacidade de interagir dramaturgicamente com a memória de cada espaço
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/49f58e23998622d071dc92d198c302e1bc5fd7c507a2d76c75b3f0fc90122401-la-ciudad-vacia-corte.jpg)
Vazios e pertencimentos
Primeiro trabalho nicaraguense a participar do Mirada, La Ciudad Vacía busca tensionar questões íntimas a seus contextos históricos
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/aae756d2f6e3d8d65ff10739645419e13ad45b9f0d3c1dd6cb31ad18da0f5122-41598400-1018761924962672-1866378343419478016-n.jpg)
A dança de corpos negros no enfrentamento da violência das cidades
Espetáculo colombiano 'La Ciudad de los Otros' traz para o centro do palco a histórica exclusão social de caráter racial
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/9eef1e0d1e874d0a42457720a430995f5fd84346be0e96e608b2dab79f535303-41669918-560594331065635-3711641566754897920-n-1.png)
Grandes Sertões: Do Cangaço às Redes Sociais
A graça da vida é que ninguém é feito coisa-pronta. Nem o teatro. Leia as percepções de quem assistiu à peça 'Grande Sertões: Veredas' pela segunda vez
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/1b3458d7c0ab9be303f2d267270a276727963ae0f001eced7dc9100ea4e6a1c2-la-despedica-ok.jpg)
A festa de despedida de uma revolução que nunca aconteceu
Espetáculo do grupo colombiano Mapa Teatro explora contradições do fim do conflito armado no país
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/c8fb65f9f82d80bb431533e3fa68af2aea6212d0b67626f822b41ebf5dce15c6-canva-photo-editor-14.png)
Sobre corpos vestidos de saber e silêncios que significam
Atividade formativa discute a oralitura, poética que se manifesta por meio do corpo e da voz, presente na peça 'Preto'
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/e2a6f1fe808666d27d68f06b6dea052620d69a2cd8f959888b4f694b32fcbbc9-canva-photo-editor-17.png)
"Levei anos para conseguir contar essas histórias"
Amélia Porteiro, do grupo teatral uruguaio El Galpón, é representada em uma das muitas histórias emocionantes contadas na peça 'Vou Voltar', do Ponto de Partida
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/c695d7a415c2aec89a4afa423598e6ac9b5bc3157fcffcb198496bec0e2e958b-canva-photo-editor-19.png)
Mapa Teatro e o seu festivo funeral
Com La Despedida, a mais destacada companhia teatral da Colômbia encerra ciclo de peças que discutem a história do narcotráfico no país
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/d6e27402b5d78256124bdc22edbd98d3781743f7ef8825e1179bfcabec2c259e-canva-photo-editor-15.png)
Sons, vozes e (des)pertencimentos
O que nosso sotaque diz a respeito de nós mesmos
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/06dd7573f859b8935f6648863f88eca31a37147f6a45c1daa6b68c062a6a28e8-canva-photo-editor-12.png)
Precisamos conversar com nossas crianças
Grupo XIX de Teatro estreia sua primeira peça infantil e trata sobre a intolerância e o bullying. Afinal, de onde isso vem?
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/81adb8a0024cc52eb86b0f88445d7383514642094cd86a5092cb5c4e531cb2b4-1-cuando-estalan-las-paredes-foto.png)
Gente de bem
Como lidamos com nossas hipocrisias de estimação
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/78ddc913d7548fd5f1b251c35accdc019640e5e96545652192bf518f5c2eb044-canva-photo-editor-13.png)
Em nome do pai, do filho e, sobretudo, do teatro
O grupo boliviano Chakana Teatro elege como fonte a vida do seu diretor e ator Ariel Muñoz para falar do fantasma paterno e busca de identidade. 'Chancho' transcende a figura do eu e ousa no modo de narrar
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/7da294dd344a5a1966240a37a16a062b94a2009f50d56584a244edac121b99c4-canva-photo-editor-11.png)
A Poética do Corpo Negro
Os jovens do Instituto Querô retratam o encontro entre os dançarinos da Corporação Cultural Afro-colombiana Sankofa e os brasileiros da Cia. Sansacroma
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/2aa46894bfb2f03379edc9cf28fa2e5570a2b34852f03a3ed7b4ef4af16f7d70-canva-photo-editor-9.png)
Utopia delirante ou a mera rotina nossa de cada dia?
Pessoas que estavam à toa na vida saíram de casa para ver o espetáculo Automákina passar. Veja só o que deu
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/5b5e4837ca970f98ff01a533eb65ebdae142c1515650211a16f9cc012e1713d1-canva-photo-editor-8.png)
Uma viagem, para resistentes, pela (re)construção da memória em Portugal
Atriz, dramaturga e encenadora Joana Craveiro reúne acervo formado principalmente a partir de experiências e relatos pessoais sobre passado de Ditadura e revolução em Portugal
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/973d7ebd7a0c291ddc7a7461898d55ab8f4b2cc81cd7f99f28aff88b8ca1ad46-canva-photo-editor-10.png)
Um grito de alerta para que não sejamos parvos
Espetáculo mais longo do Mirada 2018 revela horrores da ditadura de Salazar e critica a sociedade portuguesa por tentar apagar essas memórias
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/b1f3c7915c4e86e1a8ccf9f77298da2e4368bba55295c387e8f0b3252634ad4c-canva-photo-editor-7.png)
A canção do exílio e a hora do Brasil
Grupo Ponto de Partida (MG) saúda os uruguaios do Teatro El Galpón com afirmação humanista que dosa objetividade histórica e subjetividade dos afetos e do gesto solidário. Vou Voltar prima pela musicalidade e oscila nos diálogos dramáticos
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/7423844b60b4af6708f3c6ff19d2b4b615560118019d1cf0666acc01478c3f3d-canva-photo-editor-6.png)
Um olhar sobre as atividades formativas
Vozes, urgências e memórias são os pilares das atividades formativas desta edição do festival, registradas pelos jovens do Instituto Querô
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/504cd8565edeb9e89d0e262f73c1a662ffb00d42ec1d53df2959e7b62b1a40e1-canva-photo-editor-5.png)
Em busca do próprio rosto
Em estreia nacional, Corpos Opacos ainda não formula plenamente como linguagem a solidez da pesquisa em torno da clausura das freiras e seu contraste com a força do feminismo na atualidade
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/195e52cf0c1a479c2fe4fc26a4a65b51b896fcaa5255702bdcb8a30736f157e0-floresta-1.png)
Utopía y Distopías
Vídeo do laboratório audiovisual Casulo apresenta a instalação do Mapa Teatro, que ocupa a convivência do Sesc Santos
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/6e1811ffa876d06534c3c9cf0f6864d271921ff934f55248626952fc4f34e07e-canva-photo-editor-3.png)
Quando monólogos falam até sem palavras
As impressões de quem viu as primeiras apresentações do projeto teatral Manufatura de Monólogos, com artistas e dramaturgos da Baixada Santista
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/811d7986de5c572248c8ea1a4f685bc7f5aee8bf446e8ead41cc48f1671fe298-canva-photo-editor-2.png)
De câmera em punho, jovens do Instituto Querô registram atividades formativas do Mirada
Munidos de câmeras, microfones, olhares curiosos e perguntas interessadas, eles oferecem ao público do festival um material rico e instigante
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/f4546447d21390497d391f72c805084b7789f3925caaf771a46686cfd108b1a9-canva-photo-editor-1.png)
O poder de uma só palavra
Atividade formativa do Mirada discute o colonialismo, tema presente em três espetáculos do festival
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/bf523b3b44f279d0340f6298dc37945bdc669e2ca1dfbce3588709525764e8c6-canva-photo-editor.png)
A materialidade documental dos invisíveis
Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas conduz o público por vasto acervo da história portuguesa
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/cc1e75f495b5f85504a4a5e24ce3a636f01c5a7a35fb2c1723f2f85ab4a6b4bf-funeral.jpg)
A Delicadeza de Renascimentos
Em 'Funeral para a ideia de um homem', grupo de jovens artistas realiza, em cena, elaboração da própria finitude com o apoio de técnicas de dança e
circo
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/24d168e92807fc2502fd023b8ef64a11a2d2b68e372e17eb89d7f2b68fcc3bbb-760-x-380.jpg)
Muito barulho por alguma empatia
Os lugares de fala trazem o Peru ao Mirada 2018 com um clássico de Shakespeare
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/94ae686966d2c88570a0e5f00612448c89e33f529b22bb369bf8399f97c4d0f2-mw-3-ey-qjq.jpg)
Entenda o contexto político da Nicarágua, país que estreia no Mirada
Atmosfera polarizada é o pano de fundo dos conflitos violentos, explica jornalista Jon Lee Anderson
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/32c399df6f824f01ac1da99303bb430ecf9b16e1a9263c47685cef4aa1e404f2-841-a-4577.jpg)
Casa da Consciência (ou da colheita de semear mortos)
Ao construir uma lógica própria e fantástica acerca da relação entre vítima e algoz, espetáculo colombiano 'Labio de Liebre' dialoga com a realidade histórica latino-americana
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/acfc04e7471217a45f9f9f2f3ca778f624f7413518fa2761f5b2e2a74972532a-841-a-4625.jpg)
O presente assombrado pelo passado, e vice-versa
A dramaturgia de Labio de Liebre, do grupo colombiano Teatro Petra, é permeada de imagens comuns a relatórios de comissões da verdade. A estrutura metafísica alude a formas brutais de violência sob um senso perpétuo de irrealidade que engendra estranhamento em todos os planos
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/fa07089c8fe206ff34332dbfcdfb1246b2d58da5c2c73deb58c8474c00b5caa3-legenda-1-18-12-still-003-jpg.jpg)
Performance escancara barreiras na relação entre corpos
Com visual impactante, 'Topologías Para Cuerpos Infinitamente Inconquistables' apresenta a força e a fragilidade no encontro com o outro
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/47de491af0187faad689fefbc3ed84ebca1997de21016ef2cc1cb02821eb3f3b-materia.jpg)
Bem-vindos à floresta que parece de verdade
A instalação Topografías: Utopías y Distopías, na área de convivência do Sesc Santos, propõe um passeio por uma selva 'made in China'
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/8e5da10c177cc4f138363ae9bd4deaeb67bec7f610af3dce48757a3df81b7c64-841-a-4634.jpg)
As utopias e distopias colombianas, com ironia e cenários inusitados
A violência é um tema recorrente nos espetáculos do país homenageado do Mirada 2018
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/b42a0ec7776704e7dbce36e4f1d513774ec1c49a06983ae1341a1f0855155c9d-1-y-q-5-rzjg.jpg)
Nove coisas imperdíveis no Mirada 2018
Pra você que está em Santos, no litoral sul paulista ou planeja passar uns dias na Baixada, um recado importante: a quinta edição do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas desembarca com 41 espetáculos pelos próximos 10 dias
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/41c1bd349a126f54dea72297e3b615d7ad609e23b78beba2edac085390e57d05-pontodigital-1.png)
Navegue com a gente no Ponto Digital!
Somos 18 editores de texto, imagens e vídeos. Nos acompanham críticos de todo o Brasil. Vamos registrar os olhares particulares sobre os espetáculos e tudo aquilo que acontece nas coxias, nas mesas de som, de luz e de alimentação, nos encontros e desencontros entre público e artistas
![](https://sescbienalmirada.s3.amazonaws.com/content/53549ef6f0c27d2e2c5986e160537ffd754bdc0c7227c6ad2de2fbe807313f8a-santos-em-1850-por-benedito-calixto-760-x-380.jpg)
Uma história de resistência e amor pela arte
A ligação de Santos com as artes cênicas remonta aos tempos de Dom Pedro I. O registro mais antigo é de 1830, quando foram feitas as primeiras apresentações numa edificação precária no centro da cidade, iluminada por velas e candeias de azeite. Escravos transportavam as cadeiras até o local. Verdades inconvenientes da nossa história