Utopia delirante ou a mera rotina nossa de cada dia?

A palavra utopia vem do grego. É a junção de ou (não) com topos (lugar), ou seja, um lugar que não existe. É uma ideia de civilização ideal, fantástica e imaginária. Uma fantasia, um devaneio ou até mesmo um sonho. Entrar na utopia de um espetáculo é fugir da normalidade, e até mesmo da realidade. O grupo de teatro De Pernas Pro Ar construiu seu próprio sistema e universo em Automákina – Universo Deslizante.

No espetáculo, a relação do ser humano com o tempo, a tecnologia e a música é marcada por uma máquina gigante de formato abstrato composta por vários seres (peixe, vaca e pássaro) controlados por um personagem, o Conde de Hosain'g.

A instalação pode ser apreciada sob diversos aspectos. Pode ser vista como representação da rotina de cada um de nós (trabalho, família etc) ou como uma reflexão sobre o mundo das ideias e crenças, da vida após a morte e outros mistérios da existência.

Está achando estranho? É estranho mesmo. Então veja o vídeo para ter uma ideia melhor do que o espetáculo propõe e da sua relação com a plateia.

 

Guilherme Luiz de Carvalho, Danilo Cava e Anderson Carvalho, editores web do Sesc