Respostas ao Colonialismo [Mesa]

Pedro Kosovski, Gustavo Colombini e Nicolás Espinoza

90 min

LLivre

07.09 sex 11h

Convivência Sesc Santos - R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP

ingressos

Grátis

Os diversos modos de elaboração artística no teatro contemporâneo acerca da herança colonial latino-americana são debatidos por Pedro Kosovski, Gustavo Colombini e Nicolás Espinoza à luz de suas obras Guanabara Canibal, Colônia e NIMBY – Nosostros somos los Buenos, presentes no Mirada. 
 
Gustavo Colombini é dramaturgo e diretor teatral formado pela Universidade de São Paulo (USP). Integrou a terceira turma do Núcleo de Dramaturgia SESI - British Council, em São Paulo. É autor da peça O silêncio depois da chuva, indicada ao Prêmio Shell de Teatro de São Paulo e Colônia, ao prêmio APCA. É integrante e cofundador do grupo artístico Cinza, ao lado do dramaturgo João Turchi. Ministrou oficinas e cursos sobre dramaturgia e escrita experimental em diversas cidades brasileiras, e também na Argentina, Bolívia e Chile.
 
Nicolás Espinoza é diretor de teatro chileno. Formado em teatro pela Universidad Católica Chile, com mestrado pela Universidade Bordeaux Montaigne, na França. Em 2012, fundou o Colectivo Zoológico com Laurène Lemaitre. Dirigiu Conversaciones sobre el futuro (2012), Un enemigo del pueblo, de Henrik Ibsen (2014), No tenemos que sacrificarnos por los que vendrán (2015), DARK (2016) e NIMBY, nosotros somos los buenos (2017). Atualmente, está preparando novas criações com Laurène Lemaitre junto ao Colectivo Zoológico.
 
Pedro Kosovski é dramaturgo, diretor teatral e professor de Artes Cênicas da PUC-RIO. Mestre em Psicologia Clínica, integra a Aquela Cia. de Teatro, no Rio de Janeiro, com a qual montou peças como Outside, Cara de Cavalo, Edypop, Laio & Crísipo, Caranguejo Overdrive e Guanabara Canibal, espetáculos que receberam indicações em diversas categorias e prêmios como APTR, Cesgranrio, Questão de Crítica e Shell. 

(Foto: 
NIMBY, nosotros somos los buenos, de Nicolás Espinoza. Crédito: María Paz González)