Oralitura: Poéticas da oralidade [Mesa]
Grace Passô, Leda Maria Martins, Marcela Salinas e Rosane Borges
90 min
11.09 ter 11h
Convivência Sesc Santos - R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP
ingressos
Grátis
Na escrita teatral, a oralitura refere-se a uma poética da oralidade que necessita do corpo e da voz para se constituir enquanto linguagem. Para debater o tema, a pesquisadora, poeta e dramaturga Leda Maria Martins, criadora deste conceito, conversa com a dramaturga, atriz e diretora mineira Grace Passô, do espetáculo Preto, e com Marcela Salinas, dramaturga e atriz da peça chilena Estado Vegetal. Mediação: Rosane Borges.
Grace Passô é dramaturga, diretora e atriz. Estudou no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte. Foi cronista do jornal O tempo e atuou em companhias teatrais de Belo Horizonte, como a Armatrux e a Cia. Clara. Em 2004, juntou-se ao grupo espanca!. Por seus textos, recebeu prêmios como Cesgranrio, APCA, Questão de Crítica e Shell. Como atriz, atuou em espetáculos como Krum, dirigido por Marcio Abreu, e Vaga Carne, solo escrito e dirigido por ela mesma.
Leda Maria Martins é poeta, dramaturga e ensaísta. Doutora em Letras e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é Mestre em Artes pela Indiana University, e pós-doutora em Estudos da Performance pela New York University. Professora dos cursos de Letras e de Teatro da UFMG, foi também professora visitante do Performance Studies Department, Tisch School of the Arts, New York University. Autora de vários livros, dentre eles: A cena em Sombras, Afrografias da Memória e Os Dias Anônimos. Autora de vários capítulos de livros no Brasil e no exterior, é também diretora de Ação Cultural da UFMG.
Marcela Salinas é atriz formada pela Universidade do Chile. Participou de mais de 50 produções teatrais. É professora de técnica vocal e estudos da palavra na Universidade Mayor, e de outras disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação. Aprofundou-se na investigação de performance musical como vocalista da banda Los Fetuchinni (2010-2013) e do grupo Lágrimas, Jealousy e Doubts (2007-2018), núcleo que desenvolve material criativo em diferentes plataformas.
Rosane Borges é jornalista, tem pós-doutorado em Ciências da Comunicação e é professora colaboradora do grupo Estética e Vanguarda da ECA-USP. Foi coordenadora do Centro Nacional de Informação da Cultura Negra e conselheira de honra do grupo Reinventando a Educação. É articulista da revista Carta Capital Digital, do blog da Editora Boitempo e do site Jornalistas Livres. Autora de diversos livros, entre eles Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro e Esboços de um tempo presente.
(Foto: Espetáculo Preto. Crédito: Nana Moraes)