Autoficções em cena [Mesa]

Henrique Fontes, Nelson Baskerville e Sergio Blanco

90 min

LLivre

13.09 qui 11h

Convivência Sesc Santos - R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP

ingressos

Grátis

A autoficção, gênero no qual a autobiografia e a ficção se mesclam, é debatida do ponto de vista do teatro com o ator, diretor e dramaturgo Henrique Fontes, de A invenção do Nordeste; o ator, diretor e dramaturgo Nelson Baskerville, de A vida; e o diretor e dramaturgo uruguaio Sergio Blanco, de El bramido de Düsseldorf.

Henrique Fontes é ator, diretor e dramaturgo, sócio-fundador e diretor artístico do Espaço Cultural Casa da Ribeira. Nascido em Manaus, mora em Natal desde 1986. Como ator esteve em mais de 30 peças, com passagem pelos grupos Clowns de Shakespeare, de Natal, e Maine Masque Co., nos EUA. Dirigiu e escreveu, entre outras peças, Jacy, do Grupo Carmin, grupo natalense que fundou em 2007 e que atualmente está em turnê com A invenção do Nordeste.

Nelson Baskerville é formado pela Escola de Arte Dramática da ECA-USP. Foi professor de interpretação do Teatro-Escola Célia Helena e da Escola de Atores Wolf Maya. É diretor da AntiKatártiKa Teatral. Escreveu e dirigiu Luís Antônio-Gabriela, que ganhou o Prêmio APCA e o Prêmio Shell. Também recebeu indicações a prêmios pela peça As estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo, criada com a Cia Provisório-Definitivo.

Sergio Blanco é dramaturgo e diretor teatral franco-uruguaio. Depois de estudar filologia clássica, dediciu se dedicar à escrita e à direção teatral. Em 2017, sua peça Tebas Land recebeu o prestigiado prêmio britânico Award Off West End em Londres. Entre seus trabalhos mais conhecidos destacam-se Slaughter, .45’, Kiev, Barbarie, Kassandra, El salto de Darwin, Tebas Land, Ostia, La ira de Narciso, El bramido de Düsseldorf, Cuando pases sobre mi tumba e Cartografía de una desaparición. Muitas de suas obras foram encenadas em seu país e no exterior e a maioria foi traduzida para várias línguas e publicadas em diferentes países.

(Foto: Espetáculo A invenção do Nordeste. Crédito: Kelvin de Angeli)