Partilhas ibero-americanas - Sansacroma e Sankofa: Poéticas do corpo negro [Vivências]

Sansacroma e Sankofa

60 min

LLivre

08.09 sáb 22h30

Convivência Sesc Santos - R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP

09.09 dom 11h

Arte no Dique - Av. Brg. Faria Lima, 1349 - Radio Clube, Santos - SP

ingressos

Grátis

O Mirada reúne e promove o intercâmbio entre dois coletivos de dança que investigam as poéticas do corpo negro: o grupo Sankofa, da Colômbia, no festival com La ciudad de los otros, e a Cia. Sansacroma, de São Paulo, convidada para essa vivência. A criação artística criada como resultado deste encontro será apresentada ao público.

Sankofa significa “voltar à raiz”; mais que uma palavra, é uma filosofia africana que propõe reconhecer o passado como condição para compreender o presente e poder dimensionar o futuro. Este pensamento guia o caminho da Corporação Cultural Afro-colombiana Sankofa, fundada por Rafael Palacios em 1997, como espaço dedicado à formação e criação em dança. Através de seus projetos pedagógicos e encenações, a Corporação intenta construir uma ponte entre os povos afro-colombianos e o continente africano.

A Cia. Sansacroma, formada há 15 anos, atua no Capão Redondo e tem como base de discussão e atuação as relações com o corpo, raça e classe nas realidades comuns das periferias da cidade. O projeto, criado e dirigido pela coreógrafa Gal Martins tem como metodologia de pesquisa a Dança da Indignação, uma linguagem estética em dança que pretende reverberar indignações coletivas.

Retirada de ingressos a partir das 10h do dia 08/09.

(Foto: Espetáculo La ciudad de los otros. Crédito: Sergio Gonzalez Alvarez)